Quintana e Gilberto decidem
Com Gilberto Duarte próximo da perfeição no ataque e Alfredo Quintana a acumular uma sequência impressionante de intervenções decisivas na baliza, o FC Porto Vitalis venceu, neste sábado, o Sporting, por 28-25, no Dragão Caixa. No regresso do Andebol 1, depois dos compromissos da selecção portuguesa, os tetracampeões jogam na Luz, frente ao Benfica, com quem dividem o primeiro lugar.
A terceira vitória da equipa de Ljubomir Obradovic em três jornadas da fase final esteve, no entanto, muito longe de ser tranquila, ao ponto de apenas um golo (25-24) separar as duas equipas quando faltavam seis minutos para disputar. E as dificuldades começaram bem antes, ainda no decorrer da primeira parte, período em que o Sporting chegou a dispor de três golos de vantagem.
Com a recuperação consumada pouco antes do intervalo, com remates de Ricardo Moreira, Pedro Spínola e Gilberto Duarte (15-13), os Dragões reencontravam-se, por fim, para atingirem a primeira metade da segunda parte com uma diferença confortável de 23-18. Mas a distância seria reduzida à expressão mínima (25-24) no espaço de nove minutos, facto que motivou o pedido de desconto de tempo do treinador portista.
Com seis minutos para jogar, o FC Porto Vitalis marcou por três vezes, e Alfredo Quintana, o seu guarda-redes, fez igual número de defesas, permitindo apenas um golo ao Sporting, enquanto, no extremo oposto, Elias António, Ricardo Moreira e Gilberto Duarte, que já tinha acertado na trave, não falhavam as redes.
Gilberto Duarte, que reconheceu, no final, os lapsos de concentração defensiva que foram razão da sua substituição durante a primeira parte, distinguiu-se, em contrapartida, como o melhor marcador do encontro com 10 remates certeiros. Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (5), Elias Nogueira (5) e Tiago Rocha (3).
Na próxima jornada, a quarta, o FC Porto Vitalis desloca-se à Luz para defrontar o Benfica, que venceu o ABC (26-20), em Braga, e com divide a liderança da prova. O jogo, que pode desfazer a dupla de líderes, está marcado para as 18:00 horas do dia 13 de Abril.
0 comments