Campeão na última jornada. E o troféu?
Não é uma situação frequente que na última jornada do campeonato, tanto Benfica como F.C. Porto ainda possam ser campeões. Mas, com os jogos a terem lugar ao mesmo tempo e 340 quilómetros um do outro, como fará a Liga Portuguesa de Futebol Profissional para entregar o troféu?
O artigo 97.º do «Regulamento de Competições da Liga» diz que «o troféu poderá ser entregue imediatamente a seguir ao final do jogo no qual o clube se sagre campeão da competição, independentemente de esse jogo ter ou não lugar na última jornada da competição». Ou seja, não é obrigatória a entrega do prémio nessa altura.
Assim sendo, a LPFP tem duas opções. A primeira será fazer a entrega do troféu de campeão ao Benfica ou F.C. Porto no primeiro jogo da próxima época. A outra hipótese implica dois troféus e duas cerimónias preparadas: uma na Luz, onde o Benfica defronta o Moreirense, outra em Paços de Ferreira, onde joga o F.C. Porto. Como não tem de ser o presidente da Liga a entregar o troféu, é perfeitamente possível esta segunda opção, que permitirá à equipa campeã fazer a festa do campeonato já com o troféu.
0 comments